Conteúdo

O que é um Lactário?

Definição teórica:

  • Lactário (em Estabelecimento Assistencial de Saúde / Hospitais): Unidade com área restrita, destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas. (MS – RDC n. 50,2002)
  • Lactário (em Creche): Unidade com área restrita, destinada a recepção,
    limpeza, preparo, esterilização e distribuição de mamadeiras e alimentos
    das crianças de 0 a 2 anos. (Sec. Saúde do RS – Portaria 172, 2005)

 

Lactários – Setor específico de Serviços de Nutrição e Dietética (SND)
Também conhecido popularmente entre os profissionais da área como um setor anexo à Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) Hospitalar. A temática sobre lactários, preparo de fórmulas infantis, manipulação de suplementos e dietas enterais é pouco abordada e estimulada nas disciplinas da graduação do Nutricionista (ALMEIDA, 2015, p49-50). Esse assunto precisa evoluir bastante na grade dos cursos de graduação! O lactário, além do hospital, pode estar inserido em outros contextos, como por exemplo:

  • creches e escolas, abrigos e orfanatos que atendem bebês e crianças menores
  • Instituição de longa permanência para idosos e pessoas deficientes

 

Público-alvo:
Os pacientes atendidos pelo setor de lactário hospitalar é bem específico e tem a saúde mais vulnerável que a maioria dos pacientes de rotina, então, os cuidados na supervisão da higiene do ambiente e das boas práticas dos manipuladores devem ser redobrados. Já existem manuais, consensos e legislação específica para o setor, confira nas referências ao final do texto!

Quem aí já cobriu a falta do nutri do lactário?
Quem morre de medo só de pensar?

Equipe de trabalho:
A importância do profissional nutricionista e do Técnico em Nutrição nesses setores específicos. O nosso olhar crítico e voltado à qualidade e segurança, treinamento e desenvolvimento de boas práticas já acende vários alertas!
Infelizmente, ainda é comum encontrar na realidade de trabalho de alguns locais, o fato de o responsável pela UAN/SND também acumular a responsabilidade de supervisionar o lactário, em contrapartida, é crescente o número de estabelecimentos que designam um nutricionista ou técnico em nutrição exclusivo para essa função.

Mesmo que não seja a rotina comum de um nutri de UAN hospitalar, não podemos deixar de explorar esse tema, afinal, é um campo de trabalho promissor e conhecer o lactário é agregar qualificação e experiência na carreira!

A equipe do lactário deve ter uma boa liderança e entrosamento para o bom andamento do serviço. Os responsáveis pela implantação e supervisão do manual de boas práticas e POPs geralmente são Técnicos em Nutrição e Nutricionistas. Selecionar e contratar um profissional lactarista pode ser trabalhoso e demorado, pois são jóias raras em extinção no mercado de trabalho!

As vias de seleção e contratação mais comuns são:

  • promoção interna de copeiras ou auxiliares de cozinha que atendam o perfil necessário.
  • indicação de profissionais lactaristas com experiência e devidamente referenciados por colegas de profissão confiáveis.

O perfil desejado para o lactarista é a atenção aos detalhes, leitura correta de prescrições, destreza e cuidado na manipulação de fórmulas e suplementos, conhecimento em medidas padronizadas, manuseio de equipamentos específicos: autoclave, balança de precisão, etiquetadoras, entre outros.

INSPIRANDO E APRENDENDO SOBRE LACTÁRIOS!

Para aprender mais sobre os Pontos Críticos de Controle no Lactário, em São Paulo, no ano de 2008 foi fundado o “GENELAC” – Grupo de Estudos em Nutrição Enteral e Lactátios. O grupo surgiu exatamente da necessidade de aprofundar e estudar essa temática, que já abordamos sobre a evidente fragilidade da formação dos Nutricionistas no início do texto.

Em 2016, o GENELAC foi apresentado no 2º congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica como um “Grupo De Estudos Em Nutrição Enteral E Lactário – Atuação Na Temática De Boas Práticas Em Unidades Hospitalares”.

O objetivo do GENELAC: Abordar a importância da atuação de um grupo de estudos que aborde a temática de boas práticas da Nutrição Enteral e Lactário em instituições hospitalares do estado de São Paulo.

Estrutura e metodologia do GENELAC: O grupo promove reuniões mensais com duração de 2 horas onde são discutidos a prática das instituições dentro de uma unidade hospitalar crítica que é o Lactário. A cada mês a reunião é realizada em um hospital participante do grupo. A cada ano, as discussões são pautadas nas principais dificuldades do grupo e correlacionadas com as atualizações em legislações e estudos científicos.

Os Resultados parciais do GENELAC (2016): Até a presente data o grupo conta com a participação de 129 instituições hospitalares e 13 profissionais nutricionistas autônomos. E a somatória de conhecimentos e atividades resultou em participação do grupo em simpósios em universidades (2010, 2011 e 2012), manual de boas práticas em lactário onde 44 profissionais contribuíram com a escrita de capítulos como definição de estrutura física e materiais, recursos humanos, POP´s higienização, recebimento e armazenamento, distribuição, manipulação de fórmulas infantis autoclavadas e não autoclavadas, indicadores e registros de qualidade (2013), Manual de consulta de legislações e recomendações, diversas visitas técnicas realizadas em lactários do grupo e parceiros, Projeto de Oficialização da profissão de Lactarista junto à CBO (Classificação Brasileira de Ocupações – 2014).

Conquistas do GENELAC: Ao longo desses anos, o GENELAC cresceu e se estabeleceu pautado na multiplicação dos conhecimentos práticos. E cada dia mais o grupo se torna ainda mais expressivo para contribuir com o aprendizado e aprimoramento da atuação técnica que permeiam as responsabilidades do profissional nutricionista dentro do lactário.

Referência: http://anais.sbp.com.br/trabalhos-de-congressos-da-sbp/2-congresso-brasileiro-de-nutrologia-peditrica-5-simpsio-internacional-de-nutrologia-peditrica/0034-grupo-de-estudos-em-nutricao-enteral-e-lactario.pdf

As Publicações do GENELAC:

© 2017 ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil -ILSI
SÉRIE DE PUBLICAÇÕES ILSI BRASIL: Força-Tarefa Nutrição da Criança

© 2013 GENELAC. Manual de Boas Práticas em Lactário.

Busque conhecimento! Seja um profissional atualizado e versátil!

CURSOS

Curso de Gerenciamento de Lactário Hospitalar EAD
5 aulas | Carga horária: 3h42 | Apoio: GENELAC com apoio Pediatria Nestlé

 

Terapia Nutricional Enteral pediátrica e seus cenários
6 aulas | Carga horária: 3h01 | Apoio: BRASPEN
Link:

VÍDEOS PARA NUTRICIONISTAS E TÉCNICOS EM NUTRIÇÃO:

Disponíveis no YouTube©

CANAL SINDIHOSPA – Boas Práticas em Lactário | Duração 46min 52seg
DESCRIÇÃO: As Nutricionistas Camila Weschenfelder, Néli Akui, e Ana Maria Zilio, batem um papo sobre os principais aspectos abordados no Manual de Boas Práticas em Lactário, uma publicação do Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA.
Adquira o seu exemplar ao valor de R$ 30,00, aceitamos todas as formas de pagamento.
Você pode retirar na sede do SINDIHOSPA em Porto Alegre ou podemos te enviar por correios. Fale conosco pelo telefone +55 (51) 3330 3990.

 

CANAL INSTITUTO RACINE – Diálogo Gratuito: “Atuação do Nutricionista em Lactário: Hospitalar e Escolar” | Duração 56min 15seg
DESCRIÇÃO: As nutricionistas – Viviane do Lago Nakazato e Weruska Davi Barrios, participaram do Bate-papo sobre a importância da atuação do nutricionista em lactários, tanto no ambiente hospitalar quanto escolar, abordando as atividades que podem ser desenvolvidas com base em aspectos legais, de qualidade e de segurança.

 

CANAL CRN 1ª REGIÃO – Semana do TND – Atuação do TND em Lactário | Duração 52min 13seg | DESCRIÇÃO: Facilitadora: Adriana Santos Sousa – experiência em UAN de hospitais públicos e privados.

 

CANAL IBTNUTRI – O TND em Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional, Lactários de Nutrição Enteral | Duração 36min 11seg
DESCRIÇÃO:
Diversos nomes podem caracterizar uma produção específica e controlada de fórmulas enterais e infantis. Em alguns hospitais a produção desses produtos podem acontecer separadamente ou concomitantemente, em lactários ou em laboratórios de nutrição enteral. Acontece comumente que ocorre uma integração dessas duas produções em um mesmo ambiente, considerando que as especificidades de produção e controle de qualidade são as mesmas. O IBTNutri trouxe uma amplitude de entendimento para o Técnico em Nutrição e Dietética com a publicação deste conteúdo. O que talvez este profissional ainda não tenha tido a oportunidade de refletir. A resolução RDC Nº 63 de 6 de julho de 2000 estabelece claramente que as Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional(EMTN) podem incluir profissional de outra categoria, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional.

 

CANAL HOSPITAL INFANTIL JOÃO PAULO II – Atualização em Fórmulas Alimentares | Duração 1h 17min 54seg
DESCRIÇÃO
: Apresentação: Marcelo Nogueira, nutricionista do Hospital Infantil João Paulo II

 

CANAL CCIH CURSOS MBA – Aula Prevenção de infecção no SND e lactário | Duração 2h 10min 08seg
DESCRIÇÃO:
Alimentos contaminados representam risco no ambiente hospitalar, pois temos pacientes predispostos a desenvolver infecção através de contaminação oral. Conversamos com a professora Olivia Palmeira como prevenir esse contágio.

 

Carolina Andriolli ⠀

Nutricionista – CRN10 2130⠀

#cozinhahospitalar #segurancadosalimentos #UAN #lactario #lactarista #nutridolactario #dietaenteral