Indicadores em restaurantes

Toda UAN* tem vários controles que podem (e alguns devem) virar estatísticas de indicadores.

“Indicador” serve para medir, monitorar e avaliar se uma atividade na está sendo efetiva ou não. Possibilita visualizar falhas e planejar ações para melhorias

No hospital que eu trabalhava, utilizávamos os seguintes indicadores:

🔹 Divergências de estoque (inventário) = meta zero.
🔹 Resto ingesta do refeitório (funcionários) = aceitável abaixo de 10%.
🔹 Resto ingesta dos pacientes = aceitável abaixo de 20%.
🔹 Satisfação do refeitório (funcionários) = meta 80%.
🔹 Satisfação dos pacientes = meta 80%.

Haviam outros indicadores que ficavam sob responsabilidade de setores específicos, tais como:

🔹Acidentes de trabalho (setor de Segurança do Trabalho alimentava o indicador e o nutri avaliava) = meta zero;
🔹 Horas de treinamento (setor de Gestão de Pessoas alimentava o indicador e o nutri avaliava) = meta 1 hora/mês por funcionário.

Para todos eles, é necessário definir metas.

📚 Algumas literaturas até direcionam, como por exemplo, o resto ingesta -> pacientes: até 20%; população sadia: até 10%. Entretanto, cada unidade por definir a sua 😉

Já fiz post sobre estes dados do resto ingesta aqui (clique no link).

*UAN = Unidade de Alimentação e Nutrição


Carolina Andriolli ⠀
Nutricionista – CRN10 2130

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