Técnica de comunicação “READ BACK” (Repita novamente)

Na UAN Hospitalar que eu trabalhava estávamos implantando essa técnica para ser usada com os profissionais da cozinha mesmo. Na época já era uma estratégia que estava sendo disseminada para melhorar a comunicação entre profissionais da saúde e pacientes.

Mas o que é?
O READ BACK é uma estratégia de comunicação que consiste em você dar uma orientação e pedir que a pessoa repita ou explique o que entendeu, seja verbalmente ou por escrito. Isso confirma se ela entendeu corretamente a informação repassada.

Sensacional, né?
E super válido aplicar nas nossas UANs, não acham??

💡 No caso, o nutricionista repassa a orientação ao colaborador e pede à ele para repetir conforme ele entendeu. Assim, além de reforçar a ideia na mente, conseguimos perceber se realmente entendeu a orientação e/ou a linha de raciocínio.

Trazendo para a área de UAN Hospitalar – no serviço de copa – na época, a nossa ideia também era disseminar a técnica com a equipe de copeiras, de modo a sensibilizá-las para a importância da estratégia para a redução de erros. Pedíamos que as copeiras, ao atender pedidos e/ou solicitações verbais, repita ou escreva a informação.

-x-x-x-

Vou contar pra vocês… esse aprendizado está sendo MUITO necessário no estágio do curso* que vim fazer em Portugal. Morar num país de mesma língua, porém com dialetos e sotaques diferentes, precisa cuidar muito pra não entender errado e, consequentemente, fazer errado. Não é fácil, rsrs

-x-x-x-

*Especialização em Empreendedorismo e Marketing de Alimentos (@verakis__)


Carolina Andriolli ⠀
Nutricionista – CRN10 2130⠀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s