Nutri-Score: o que é isso?

Nutri-Score é um esquema de classificação nutricional que a União Européia adotou para simplificar a escolha dos alimentos e bebidas de acordo com o seu perfil nutricional.

Desenvolvido na França, o esquema utiliza um código de cores – verde, amarelo e vermelho – e letras – de “A” a “E” – e precisa ser divulgado na frente das embalagens. Não é obrigatório, porém as fabricantes que querem aderir devem se registrar no site da Agência Francesa de Saúde Pública.

Eles referem que existem evidências científicas que mostram que o Nutri-Score é fácil de entender e ajuda os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis através de uma leitura rápida.

Confira a imagem abaixo para ter uma ideia de como eles chegam nessa classificação.

“Quando usamos o Nutri-Score não dizemos para as pessoas não comerem um determinado produto, pode, numa dieta equilibrada, usar esses produtos, mas está alertado que deve come-los em pequenas doses ou com menos frequência. Visa tornar os consumidores conscientes de que alguns produtos são melhores do pronto de vista nutricional do que outros. Mas não dizemos ‘não coma D e E e apenas A ou B’. Pode comer chocolates, comida processada ou refrigerantes, mas em pequenas doses e não com muita frequência», defende Serge Hercberg (investigador e criador do sistema).

Quem entende muito sobre rotulagem de alimentos é a nutricionista Arlete Santos 👉 intagram @institutolenus. Ela é fera nesse assunto e produz bastante conteúdo bacana, inclusive no tiktok.

  • FABADA ASTURIANA = é tipo uma feijoada de feijão branco, tradicional da região das Astúrias – Espanha.


Carolina Andriolli ⠀
Nutricionista – CRN10 2130⠀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s